4 dicas para tirar 1000 na redação do ENEM 2020

A redação do ENEM é uma das principais partes da prova, isso porque ela detém uma grande nota. Por isso, mesmo quem não se deu muito bem em alguma das partes da prova objetiva ainda tem uma chance e tanto de conseguir uma boa média se conseguir uma nota mil na redação (ou próxima disso).

Mas como conseguir chegar nisso?

Aqui segue algumas dicas do que fazer para conseguir tirar a sua melhor nota da redação do ENEM 2020 e se você ainda não fez a sua inscrição segue aí o link de como garantir a sua vaga no exame: https://inscricoesenem2019.com.br/

Redação ENEM 2020

1.  Coloque as suas informações mais importantes em primeiro lugar

Escrever para um texto argumentativo-dissertativo é completamente diferente de escrever para a web.

Um ensaio pode ser assim: primeiro, explique o que você vai discutir. Em seguida, apresentar uma visão geral da literatura. Em seguida, discutir; e finalmente tirar a sua conclusão. O ponto mais importante que você faz é na conclusão-no final de seu ensaio!

Mas quando o assunto é a redação é preciso fazer justamente o oposto!

Um exemplo:você está procurando um novo sofá vermelho de três lugares. Quando você chega a um site você quer vê-lo vende sofás. E em segundo lugar, você quer uma caixa de busca para que você saiba que você pode rapidamente descobrir como são os sofás vermelhos de três lugares.

Informações que são mais importantes para a construção do seu argumento é muitas vezes uma simples declaração do que você faz. Assim que entenderem o que fazes, talvez queiram saber alguns detalhes importantes. E depois … talvez gostassem de saber alguma informação de fundo.

2. Faça um esqueleto do conteúdo

Como tudo na vida, com um tutorial ou esqueleto fica muito mais fácil. Aqui segue algumas dicas de como você pode fazer.

  • Contextualizando o assunto com dados ou informações pertinentes;
  • Introduzindo o seu argumento;
  • Defendendo o seu argumento;
  • Propondo a sua ação que respeite os direitos humanos;
  • Finalize o seu texto com um parágrafo ou frase conclusiva.

Para cada um desses momentos pode ser um parágrafo, o que te ajudará a deixar o seu texto ainda mais claro e coeso – desde que as suas ideias também o sejam, é claro.

3. Use conectivos

Na opinião dos revisores de conteúdo o que mais falta nos assuntos é coesão, ou seja, amarrar uma ideia a outra de forma que fiquem boas de se visualizar no geral. Isso irá te ajudar a deixar o seu conteúdo compreensível para o leitor.

Para conseguir isso é preciso usar os conectivos certos entre as frases, o que anunciará uma mudança de uma ideia, uma contraposição ou uma conclusão.

4. Faça um rascunho

Tem muita gente que subestima a função do rascunho e já vai direto com a caneta para economizar tempo. Entretanto, na hora de escrever ter um bom rascunho antes vai te ajudar a ver o que é possível mudar no seu texto – e isso ficará muito mais fácil se tiver feito uma primeira versão à lápis ou a caneta para ver como ficou.

E se ainda não souber qual é a pegada que precisa ter o seu texto confira na matéria 31 redações do ENEM com a nota 1000. 

Read Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *