Licenciamento Bahia 2021: Para que serve? Veja aqui

O licenciamento 2021 BA é muito fácil de ser feito e trata-se de um imposto obrigatório, que coloca os inadimplentes em uma situação bastante complicada. Referente a todo tipo de veículo (desde os ônibus, motos, utilitários e de passeio), o licenciamento BA é cobrado anualmente.

Os responsáveis por esse imposto são o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Fazenda, que é quem emite os boletos e faz o recolhimento dos valores. Conheça mais detalhes sobre o licenciamento BA e o que acontece se você não o fizer.

Licenciamento BA

É necessário pagar o licenciamento BA para receber um documento chamado CRLV. Este é solicitado em blitz, na venda ou troca de veículo e em outras ocasiões e serve para determinar que ele não está irregular com relação à emissão de poluentes.

Também é por meio do licenciamento BA que se comprova que o veículo está com a sua parte elétrica e mecânica devidamente preservada, sem oferecer riscos às outras pessoas no trânsito. É preciso lembrar ainda que o não pagamento faz com que o veículo seja apreendido pelo Detran.

Muitos cidadãos não sabem com certeza como o dinheiro do licenciamento é usado pelo governo estadual. No entanto, é fácil: a arrecadação é usada em serviços referentes ao trânsito, o que inclui fechamento de buracos, por exemplo.

Consulta do valor licenciamento BA

Os valores do licenciamento mudam de Estado para Estado e, caso você tenha algum veículo com a placa da Bahia, precisa conferir no Detran qual é o valor desse imposto em 2020. Para todo mundo, ele fica em R$ 124,38, mas existe a possibilidade de dividir em cotas.

Essas cotas nada mais são que parcelas: os proprietários dos veículos podem dividir o valor, normalmente, em até três cotas. Caso escolham pagar o licenciamento em uma cota só, devem consultar a possibilidade de desconto. Para tirar dúvidas sobre a consulta das cotas, é preciso ir a uma agência.

Tabela do licenciamento BA

As datas de pagamento do licenciamento BA não são iguais para todos e é para melhor organização que o Detran conta com uma tabela. Para você conseguir vê-la:

  • Clique aqui;

  • Insira o Renavam do veículo;
    Tabela do licenciamento BA

  • Clique em “Não sou um robô”

Você também pode pedir informações sobre a tabela do licenciamento BA indo até um posto do Detran. No entanto, será obrigatório saber a placa do veículo, pois a tabela separa os dias de pagamento usando o número final das placas como critério.

Além de ter o número da placa, não se esqueça de apresentar o Renavam do seu veículo. Cabe lembrar: se você quer licenciar mais de um veículo em seu nome, cada um deles corresponderá a um processo diferente, ou seja, cada um terá uma consulta independente.

Onde pagar o licenciamento BA

O governo do Estado da Bahia permite que você pague seu licenciamento na rede autorizada ou nas agências de três bancos específicos. Além disso, não é necessário pagar especificamente nos guichês: você também pode usar os terminais de autoatendimento. Os bancos autorizados são:

  • Bradesco;

  • Banco do Brasil;

  • Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB)

Não é nem mesmo necessário fazer a impressão do boleto para pagar o licenciamento BA em 2020. Isso porque você poderá levar à agência bancária apenas o número do Renavam e já solicitar o pagamento. Outra informação: o cartão de débito pode ser usado para esse imposto.

Para ter meios de confirmar o pagamento posteriormente, lembre-se de manter o comprovante do licenciamento BA até acabar de pagar todas as suas cotas e, assim, retirar o CRLV na agência do Detran.

Detran BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia atende aos cidadãos que têm qualquer problema ou dúvida com relação aos seus veículos ou permissão para dirigir. Além disso, o Detran BA também tem a responsabilidade de contabilizar as pontuações referentes à infração.

Para você fazer perguntas sobre o licenciamento BA e outros temas, use o Fale Conosco virtual usando o link aqui. Você também pode optar por tirar suas dúvidas nos postos de atendimento, lembrando que é neles que você retirará o CRLV; é só clicar aqui.

A sede do Detran BA se encontra na Avenida Antonio Carlos Magalhães, n° 7.744, em Salvador. Seus telefones são os seguintes:

  • 0800 284 0011;

  • (71) 3116 2335;

  • (71) 99911 7631

Conclusão

O licenciamento BA é indispensável para que o veículo esteja de acordo com todas as normas do Estado e, caso não seja feito, é possível que a polícia faça a sua apreensão, destacando-se que a cobrança da diária não é barata.

Agradecemos a sua leitura do artigo e reforçamos a necessidade de procurar o Detran BA para tirar dúvidas sobre as cotas e descontos no pagamento único e, claro, para retirar o certificado de licenciamento anual. Em caso de reclamações, utilize a Ouvidoria Geral em www.ouvidoriageral.ba.gov.br.

Read Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *