O que um plano odontológico cobre? Saiba antes de contratar

Além dos descontos em tratamentos como clareamento e ortodoncias, os seguros dentários oferecem a seus clientes uma série de coberturas ou serviços incluídos, os quais variam de acordo com cada empresa. Dependendo do contrato o usuário poderá desfrutar somente de limpezas e emergências ou então de planos odontológicos completos com direito até a assistência 24 horas em clínicas cadastradas.

Serviços incluídos no seguro dental entendemos aqueles tratamentos que o segurado não tem que pagar de seu próprio bolso, nenhuma quantidade adicional, porque estão cobertos pela apólice do plano contratado. Embora existam importantes diferenças mesmo entre os vários produtos que oferece uma mesma seguradora, a grande maioria dos seguros dentários têm essas coberturas em suas listas de serviços:

Odontologia preventiva

Os seguros dentários são uma ferramenta para evitar problemas oral, e por isso, os seguros dentários incluem de forma gratuita todos os tratamentos de medicina dentária preventiva, tanto em adultos como em odontopediatría.

Referimo-nos às consultas e revisões periódicas com seu dentista, mas também para as limpezas bucais grátis, que podem desfrutar de todos os segurados e que são cruciais para evitar o aparecimento de cáries e problemas nas gengivas.

As coberturas de um seguro dental também incluem os selados de fissuras, tratamento para corrigir pequenas fissuras nos dentes que não precisam de um empaste e os tratamentos para a sensibilidade dentária, dentro deste número.

Exames, Raio-x e Diagnósticos

Os que tiverem contratado um seguro dental também não têm que pagar por nenhum dos testes de imagem para o diagnóstico necessárias para estudar corretamente qualquer problema oral é mais sério.

Entre as provas que cobre um seguro dental são as conhecidas raios x, como a articulação e a lateral de crânio. Os melhores seguros dentários também incluem o TAC dental, uma prova essencial para enfrentar com garantias tratamentos de certa complexidade, como os implantes dentários.

Extrações e outras cirurgias orais

O objetivo dos seguros dentários é ajudá-lo a manter todos os seus dentes naturais, mas quando, pelo motivo que seja, isso não é possível, também ajudam a seus clientes. As melhores apólices dentais também cobrem todas as extrações de que necessita, quer sejam de peças dentárias ou cordales, as comumente chamadas dentes do juízo, ao longo de sua vida.Nem todos os melhores planos no Brasil cobrem esta parte.

Ortodoncias e implantes

Muitos pacientes que precisam de uma ou várias extrações necessárias após um implante que substitui o dente natural perdido. Para ajudá-los, os seguros dentários cobrem também o estudo implantológico necessário antes de realizar a intervenção, assim como a manutenção do implante durante o período de garantia.

Do mesmo modo, os seguros dentários cobrem o estudo radiológico de ortodontia necessário, antes de iniciar um tratamento com brackets ou outros tipos de aparelhos dentários, assim como a primeira reposição de brackets se decolam ou se deterioram ao longo do tempo.

Mais coberturas de um seguro dental

Se quiséssemos fazer uma lista que incluísse a maioria dos seguros dentários, as coberturas de um seguro dental acabariam mais ou menos aqui, mas como dissemos no início, os serviços incluídos no seguro dental variam em função de a companhia de seguros e da modalidade de apólice contratada.

Os melhores seguros dentários (link para o seguro dental familiar) também incluem vedantes (selos) e outros tratamentos de medicina dentária conservadora que necessite o paciente, assim como outros tratamentos odontológicos, como a frenectomy (a operação do breio da língua ou lábio) ou a apicectomia, que consiste em eliminar a infecção que afeta a raiz de um dente, que não estão em coberturas de a maioria dos seguros dentários.

Consulte as condições do seguro dental e certifique-se de contratar a opção que ajuda melhor a sua saúde oral e para o seu bolso.

Quanto custa um plano dental completo? Confira aqui!

Read Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *