O que um texto argumentativo dissertativo precisa ter (Redação ENEM)

O texto argumentativo dissertativo é classificação exigida na redação do ENEM, e não há mudanças previstas para esse quesito na versão do ENEM 2020. Por isso, saber como escrever de acordo com esses critérios já é mais um ponto que ganha o aluno ao fazer a prova.

O texto argumentativo tem como principal característica a apresentação de um argumento e/ou questionamento em relação a um tópico. A diferença é que no texto narrativo é contada uma história com personagens, contextualização, climax, etc. Na versão argumentativa ele é mais informativo, e portanto, dispensa esses tópicos.

O que precisa ter um texto argumentativo dissertativo

  • Apresentação do ponto de vista;
  • Discussão dos argumentos;
  • Análise crítica sobre o texto, tópico ou tema.

Durante a escrita o escritor pode optar por uma dissertação objetiva, na qual o autor não se identifica e os seus argumentos são expostos de forma impessoal (é o que deve ser feito no ENEM 2020). Nesse caso, a imparcialidade impera e a subjetividade da pessoa não deve aparecer no conteúdo textual.

Em outros locais que não no ENEM é possível realizar textos argumentativo dissertativo na primeira pessoa. Nesse caso, os argumentos são resultados de uma opinião pessoal de quem escreve e, por isso, acaba se saindo muito mais parecido com uma crônica jornalística do que com um conteúdo informativo por si só.

Segue abaixo, a estrutura prevista:

texto dissertativo argumentativo

Tipos de argumentos para usar

  • Argumento de autoridade: se apoia no conhecimento de um especialista ou de uma instituição;
  • Argumento de consenso: baseado numa fonte de confiança universal;
  • Comprovado pela experiência: fundamentada com dados;
  • Fundamentação lógica: operações de raciocínio lógico e que dificilmente são aplicadas em temas sociais.

Por conta disso é notável que para escrever um texto dessa classificação se tenha bastante conhecimento sobre o assunto, pois isso lhe dará mais facilidade argumentativa. Caso na hora da redação não saiba muito sobre o assunto esses dados e informações para apoiar seu argumento podem ser retirados dos enxertos de texto que sempre aparecem antes do enunciado da redação.

Read Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *