Validação do ENEM abrirá mais portas de graduação em 2020
O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 16 de agosto, que quatro instituições de ensino superior em Portugal, assinaram convênios com a carteira para validar o Exame Nacional de ensino médio (ENEM) pontuação como forma de seleção de estudantes Brasileiros em seus programas de graduação.
Como resultado, 41 universidades portuguesas já o aceitaram . O ENEM foi originalmente introduzido para avaliar a qualidade do ensino secundário no país, mas evoluiu para um teste de conteúdo agora usado para outros fins. Estes incluem ser usado como um teste de admissão para as principais universidades federais e outras instituições públicas, como uma forte influência na distribuição de apoio financeiro aos estudantes, e como um requisito para bolsas e programas como o Programa Ciência Sem Fronteiras.
Há quase 8 milhões de estudantes inscritos para o exame deste ano, que estão competindo por aproximadamente 250 mil lugares no sistema federal de ensino superior, o chamado Sistema Unificado de seleção (SISU).
Como é feito o ENEM
Este exame é efetuado simultaneamente em todo o país, no estilo antigo dos exemplares de exame impresso que exigem respostas escritas à mão, o que apresenta muitos desafios logísticos e representa um enorme custo. Além disso, o próprio conceito do exame provou ser prejudicial ao ensino secundário, como brilhantemente discutido por Simon Schwartzman em um post recente no blog.
Primeiro de tudo, o crescente domínio do exame—que exige bastante conhecimento profundo de matemática, física, química, biologia, inglês, português, história, geografia e redação— agora efetivamente formas de o currículo do ensino médio com desvantagens claras para aqueles que não participará do SISU e para aqueles que não pretendem aplicar, para qualquer faculdade, em todos os.
Como salientou os especialistas em passeata, é bem sabido que as políticas baseadas em testes” decisivos ” se tornaram um sério prejuízo para o processo de aprendizagem dos alunos. Na verdade, vale a pena mencionar que a Califórnia acabou de banir o seu exame de saída do Liceu. Mas até lá ainda é necessário fazer as edições do teste, principalmente se o seu objetivo é entrar em uma universidade.